top of page
  • Foto do escritorDona Lã

#33


Já que este post tem um número especial, será ele então o tema eleito. Há quem o considere o número mais importante, mais carregado de simbolismo, o mais elevado de todos os Números Mestres, sendo que estes são aqueles que contêm a duplicação de números, como o 11 e o 22.


Curiosamente, quando me deparo com o número 33, a primeira coisa que me vem à cabeça é a idade com que Jesus Cristo foi crucificado. Por esta altura já devem ter percebido que a minha educação foi marcadamente católica, mas esta ideia nem ficou dessa altura em que os meus pais me acompanhavam à missa e à catequese.


Fiquei sempre com este número associado a Jesus, graças a uma Senhora, sim, Senhora com S maiúsculo, que me ensinou muito na vida, e com quem tive o prazer e a sorte de trabalhar e aprender. Estava eu grávida do meu segundo filho, o meu novelito mais pequenino, e tinha precisamente 33 anos, quando o meu pai deixou de desfiar novelos por cá e seguiu para um lugar bem mais tranquilo, assim esperamos nós e continuamos a acreditar, para a saudade se tornar mais fácil de suportar. E ela disse-me:

- Que linda idade! A idade com que Jesus Cristo foi crucificado, para depois morrer e ressuscitar. Não se preocupe! Vai ficar tudo bem! Acredite! Tenha fé!


Curioso como guardamos determinadas memórias tão vivas e nos agarramos a elas para nos darem alento quando este nos tenta escapar.


Ao que parece, também há o anjo número 33, e também este traz otimismo, coragem e entusiasmo. E até nas estrelas o 33 indica momentos de transformação. Bem, 33, parece que és dos bons!


Claro que fui pesquisar e tentar perceber onde aparecia mais o 33, por curiosidade e para tentar comprovar a importância do já nosso amigo 33 e não é que ele está em todo o lado? Senão vejam:

- 33 vértebras na nossa coluna;

- 33 milhões de deuses no hinduísmo;

- 33 contas no terço de oração no Islamismo;

- 33 divisões na bandeira da ONU;

- 33 cantos em cada uma das partes da "Divina Comédia" de Dante;

- ...


Tive que parar, caso contrário o post ficaria extensíssimo, aborrecido e um pouco a roçar o fanatismo...


Mas só para terminar, e para quem gosta de desafios matemáticos, deixo-vos o quadrado mágico do escultor Subirach, que está na igreja da Sagrada Família de Barcelona, do arquiteto espanhol Antonio Gaudí, no qual os números somados em cada uma das linhas, seja na horizontal, vertical ou diagonal, dão sempre um total de...


... 33.


Subirachs' square in http://www.taliscope.com/Sagrada_en.html

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Dia do Pai

Interregno

Post: Blog2_Post
bottom of page